Bandeira 1 para o Aeroporto, saiba por quê.

Táxi em Brasília – Camara Aprova Isenção de IPVA
28 de dezembro de 2015

Bandeira 1 para o Aeroporto, saiba por quê.

A Justiça proibiu os taxistas de cobrarem bandeira 2 em corridas que têm o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck como origem ou destino.

O Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) acolheu ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público do DF e Território (MPDFT) contra a lei que, além de permitir cobrança elevada em corridas do aeroporto, também prevê que se pratique bandeira 2 em todo mês de dezembro.

Para o MPDFT, a cobrança de preço diferenciado em hipóteses que não a justifiquem representa vantagem excessiva pela prestação de serviço, em prejuízo do consumidor. Além disso, a lei que autoriza tal cobrança fere a lei orgânica do Distrito Federal e os princípios da defesa do consumidor, segundo o órgão.

Oportunidade de crescimento

Nós cremos que a maioria das pessoas acham que a bandeira 2 é o dobro da bandeira 1 quando na verdade é apenas 27,5%. Com o uso da bandeira 1 para o Aeroporto Internacional de Brasília, no entender da UniTáxi, o volume de corridas irá aumentar substancialmente. As pessoas que optam por ir no próprio carro e deixar no estacionamento pago do Aeroporto, por pensarem que o táxi ficaria mais caro do que a diária do estacionamento, com o uso da bandeira 1 para o Aeroporto, irão optar em ir de táxi a deixar o carro no sol, na chuva e pagando a diária. Sem falar no conforto de pegar o táxi na porta de casa e desembarcar bem em frente ao embarque da companhia aérea.